News

Check out market updates

Conteúdo para fundo de funil, como ele deve ser?

Conteúdo para fundo de funil, como ele deve ser?

Após despertar e atrair o interesse do visitante no topo do funil e apresentar que sua empresa pode solucionar as necessidades e dores do seu lead no meio do funil. É chegada a hora do seu lead passar para última etapa do funil. O fundo do funil é a fase final onde acontece a negociação e fechamento da venda e onde seu lead está mais perto de ser tornar um cliente. Por isso, o conteúdo para fundo de funil é algo fundamental em sua estratégia de marketing de conteúdo!

O empreendedor precisa entender todas as etapas e qual é a melhor estratégia que ele vai poder empregar no seu negócio online. O funil de vendas pode ser comparado ao garimpo de pedras preciosas. Ao explorar no garimpo, o empreendedor vai pegar o máximo de cascalho possível (seria o topo do funil), depois esse cascalho precisa ser peneirado (meio do funil), para que a pedra preciosa, o cliente, seja encontrada (fundo do funil).

 

O Fundo do funil

O fundo do funil é a etapa final do processo de venda. O Lead está pronto para comprar e se tornar um cliente. Nessa fase, o lead já entendeu o seu problema, comparou soluções, conheceu sua empresa, área de atuação, seus serviços e produtos, buscou alternativas para resolver sua necessidade e agora está considerando os prós e os compras para efetivar a compra.

No fundo do funil, seu lead está muito mais qualificado e mais perto de ser tornar um cliente do seu negócio. No estágio final, o conteúdo fornecido precisa desenvolver ainda mais a credibilidade e a confiança com o cliente, mas também deve se comunicar com urgência e apresentar as funcionalidades e os benefícios de suas ofertas, serviços e produtos.

 

Conteúdo para o fundo do funil

O conteúdo do fundo do funil precisa dar informações para conduzir o lead até a compra. Agora, é mostrar que o serviço ou produto da sua empresa é a solução que o cliente precisa. Nessa etapa, o que importa é a decisão do cliente. Você precisa responder questões como: Tem um ótimo custo x benefício? Faça negócios com a gente. Por que devo comprar esse serviço ou produto? Compre. Como ele funciona? Você precisa preencher as dúvidas e lacunas existentes na mente do consumidor, ser direto para ele finalize a compra. Isso, uma boa agência de marketing de conteúdo pode fazer por você!

A quantidade de pessoas que chegam ao fundo do funil é menor do que as que entrarão pelo topo, portanto nessa fase, o assunto deve ser mais específico. Você precisa apresentar o seu serviço ou produto, características e particularidades. Escreva também sobre os valores da sua marca e como ela se difere das outras empresas.

Os materiais para o fundo do funil devem aparecer em menor quantidade e focados na abordagem da venda. É preciso educar melhor o seu lead que vai se tornar seu futuro cliente e apresentar que seu negócio é a melhor solução para as dores e necessidades do seu lead.

O que o conteúdo para fundo de funil precisa ter?

 

Você precisa de conteúdo para fundo do funil respondeu a determinadas perguntais, tais como: como funciona seu produto ou serviço; qual o valor; como ajudou outros clientes; quais os benefícios do seu serviço ou produto; qual diferencial da sua marca, produtos e serviços em relação a concorrência, entre outras.

É preciso transmitir valor no seu conteúdo para o fundo do funil. O cliente certo é o que confia na sua marca para se tornar fiel, por isso é fundamental apresentar os valores do seu negócio, da sua marca. Os melhores conteúdos para essa etapa são:

  • Carta de vendas
  • Depoimentos
  • Webinars
  • checklists
  • Testes gratuitos
  • Vídeos e guias
  • Análises comparativas
  • Ebooks
  • Cupons de oferta
  • Catálogos de produtos
  • Tutoriais
  • Integração com CRM
  • Pesquisas de mercado
  • Estudos de casos de sucesso

 

Cartas de Vendas

Essa etapa cuida da ação de vender propriamente dita. É quando seu lead vai adquirir seu produto ou serviço e às vezes só precisa de um empurrãozinho para se decidir e fechar a compra. As peças mais importantes do fundo do funil são Lançamento e a Carta de Vendas.

Todos os dias, somos bombardeados por mais de 500 anúncios, por isso é muito importante produzir uma carta de vendas que realmente faça a diferença, se destaque e venda seu produto ou serviço. Para fechar sua venda e transformar o lead em cliente, a carta de vendas precisa:

  • Ter um toque pessoal. Use suas experiências pessoas e histórias divertidas, escreva como se estivesse conversando com alguém. Seja descritivo nos benefícios dos seus produtos e serviços.
  • Conter uma linguagem informal, simples, mas sem erro de português.
  • O formato da sua carta precisa ter parágrafos e sentenças curtas. Lembre-se que seu lead tem diversas outras opções. Não o canse.
  • Usar depoimentos para dar maior credibilidade ao seu negócio.
  • Tornar seu produto ou serviço irresistível. Inclua algo de valor de forma gratuita. A palavra GRÁTIS é uma das mais procuradas na internet e desperta muito interesse.
  • Fornecer o máximo de informação possível ao cliente. Apresente os tipos de pagamento, entrega, prazos, como o serviço será contratado, entre outros.

 

 

conteúdo para fundo de funil 2

 

Webinars

Os seminários online ou webinars estão em primeiro lugar no quesito engajamento imediato. Educar seu leads e tirar todas as dúvidas em tempo real, conhece-lo, testar seu conhecimento, interagir de forma direta e fazer com ele te enxergue como autoridade no assunto.

 

Leia também: Conteúdo para topo de funil, como ele deve ser?

 

Há várias plataformas que oferecem ótima qualidade de transmissão para seu webinar. Algumas são pagas, outras são gratuitas como hangouts e go to webinar.

Para contabilizar espectadores, captar dados importantes, você precisa desenvolver uma landing page criativa, certa, direta e inovadora. Nessa landing page é preciso incluir o assunto a ser abordado, informações uteis como horário e data, email de contato para as pessoas enviarem dúvidas ou pedirem algum tipo de informação.

Os webinars precisam ter um bom roteiro, usar comunicação pessoal para apresentar, vender seu serviço ou produto e esclarecer dúvidas. Com a abordagem correta, sua marca vai fechar muitas vendas.

 

Mini vídeos

Ao contrário dos webinars, os mini vídeos não são uma conversa direta ao vivo. Nos mini vídeos servem para apresentar cases de clientes felizes e satisfeitos; falar dos méritos e diferenciais da sua empresa, apresentar como funciona o trabalho do seu negócio e demonstrações do uso do seus serviços ou produtos.

O mais importante nos minis vídeos é produzir um material de qualidade, com boa captação de som, edição, iluminação e exibi-los no seu site.

 

Ebooks

É a obra mais completa da mídia digital, pois possui o mesmo conteúdo de um livro impresso. Além de não ocupar o espaço físico, o ebook pode ter diversos formatos e tamanhos, além de imagens gráficos e funções interativas. O ebook é um material extremamente poderoso para converter leads em clientes, pois tem a possibilidade de apresentar conteúdo rico e prepara-lo para a compra.

Além de imagens, o ebook pode apresentar infográficos, guias, listas, links e auxiliam a estreitar os laços com seu cliente no pós-venda.

Testes, demonstrações e avaliações gratuitas (trial)

Um excelente tipo de material para o fundo do funil são os testes gratuitos, amostras grátis, pedidos de demonstrações e avaliações gratuitas de determinado serviço ou produto.

Esse material pode ser a chave perfeita para a escolha do lead qualificado e a apresentação da sua empresa como autoridade no assunto.

Para conquistar o cliente de vez em potencial, você vai precisar de tempo para convertê-lo, portanto essa oferta que a empresa oferece ao seu lead pode ter duração de 7, 15 a 30 dias. Além de ser a oportunidade que o cliente aguardava para tomar a decisão final em relação a compra, é uma forma dele mostrar para outros potenciais clientes que sua empresa é capaz de solucionar problemas.

Esse tipo de oferta é fundamental para seu negócio. Mesmo que a decisão do consumidor após experimentar seu serviço ou produto não seja efetivar a comprar, é muito importante ouvir o feedback desse lead. Ele pode oferecer informações úteis para que sua melhore seus processos.

 

Leia também: Conteúdo para Inbound marketing, fundamentos para seguir!

 

Cupons de oferta

Ofertas com período limitado como cupons de oferta, fretes gratuitos, promoções são ideais para o fundo do funil. Elas geram o interesse de consumir serviço ou produto.

Assim como nos testes e demonstrações gratuitas, os leads vão consumir o que você oferecer. O que difere é que as condições são mais imediatas e atrativas. E é claro se a experiência para o cliente for positiva, ele vai voltar ao seu site.

 

Leia também: Marketing de conteúdo para iniciantes, o guia completo!

 

Catálogo de produtos

O catálogo de produtos é uma lista de serviços e produtos organizada sobre sua empresa. Esse material precisa ter informações adicionais sobre produtos ou serviços, código, fotos, como usar, descrição, benefícios, preço, entre outras. Disponibilize para seu lead numa landing page, em troca de mais informações.

 

Estudo de casos de sucesso

Todos os materiais citados acima: webinars, infográficos, mini vídeos, posts, ebooks, demonstrações gratuitas podem trazer casos de sucesso de clientes. Esse material é forma mais convincente de realizar uma venda.

Há dois tipos de estudos de casos de sucesso:

  • aqueles que abordam de depoimentos de empresas que melhoraram, cresceram a partir do uso de produtos e serviços como os que sua marca oferece.
  • aqueles estudos de casos de cliente que relatam algo que sua empresa fez.

No primeiro caso, é fundamental apresentar todas as realizações da sua empresa. De que forma ela contribuiu para o sucesso de um cliente, como ela conseguiu solucionar de forma fácil e absoluta uma dificuldade, uma dor do cliente. Esses estudos podem ser apresentados em infográficos, depoimentos em mini vídeos e até ebooks.

No segundo estudo, você precisa de um consumidor real que finalizou uma compra e o quão satisfeito ele está com a aquisição do seu serviço ou produto, com o resultado e a solução trazidos pela sua marca. Faça uma pesquisa de satisfação para conseguir essas informações, prepare um questionário para o seu cliente, informe o objetivo ser formulário e que as respostas serão divulgadas.

Como isso ajuda?

 

Em ambos estudos de casos vão ajudar a conseguir novos clientes. Em qualquer nicho de mercado, os consumidores sempre se sentem mais motivados a comprar quando encontram verdadeiros casos de clientes. Eles entendem de forma bem natural qual era a dor, a necessidade, o problema que o outro cliente tinha e descobre como sua marca ofereceu serviços ou produtos que foram a melhor solução. Na produção de conteúdo, isso é fundamental.

Ao selecionar casos de clientes de sucesso, você tem várias formas de apresentar ao público. É possível aliar outros tipos de conteúdo do fundo do funil para produzir essa apresentação do estudo de caso de sucesso. Você pode gravar um webinar com clientes satisfeitos, ou incluir um depoimento de cliente numa carta de vendas, ou apresentar uma carta de agradecimento de um cliente em um ebook. Há várias possibilidades para incluir os estudos de casos de sucesso.

 

Lembre-se que todas as etapas do funil são fundamentais para levar o visitante a se tornar cliente. Elaborar conteúdo para todas essas fases de venda é uma parte essencial e difícil do processo. No entanto, o marketing de conteúdo traz retornos reais, qualificados e sucessivos.

Portanto, é muito importante elaborar um planejamento de marketing para produzir conteúdo de qualidade, relevante, informativo e interessante em todas as etapas do funil. Para o fundo funil, você precisa ser específico e direcionar o interesse do cliente para seus serviços e produtos para que ele finalize a venda e o mais importante se mantenha como cliente da sua empresa. Se precisar de uma agência de conteúdo para te ajudar, conte com a Leads!

 

Fale conosco
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar?