Content Trends 2017 – pesquisa apresenta resultados inéditos sobre marketing de conteúdo

A Rock Content anualmente desenvolve pesquisas de marketing para oferecer dados relevantes ao mercado brasileiro sobre o mundo digital. No relatório Content Trends 2017, a empresa apresentou gráficos, dicas, estatísticas sobre as tendências na adoção do marketing de conteúdo no Brasil.

Todas essas informações têm por objetivo ajudar empresas a avaliar as melhores práticas, dicas valiosas sobre estratégicas mais assertivas e dessa forma obter melhores resultados em seus negócios.

Essa é a terceira edição da pesquisa e teve a participação de mais de 3600 empresas que responderam ao questionário online da Rock Content. Para entender todo consumo de conteúdo e panorama da produção no Brasil, a pesquisa foi dividida em duas partes: perguntas para empresas que adotam Marketing de conteúdo e perguntas para aqueles que atuam em negócios que utilizam a prática do marketing de conteúdo. Dessa forma, o estudo está muito mais completo.

Nesse artigo, extraímos as principais informações sobre a pesquisa Content Trends 2017 para mostrar mais uma vez, a importância do marketing de conteúdo para as empresas.

 

Adoção da Estratégia de Marketing de Conteúdo

Todos os dias, as empresas buscam novas formas de atrair a atenção do público. E o mundo digital tem inúmeras vantagens sobre as estratégias offline como grande número de usuários, grande facilidade de obter retorno e mensurar resultados.

Na pesquisa, foi indicado que:

  • 71% das empresas adotam marketing de conteúdo
  • 29% não adotam essa técnica

 

Desses 29% que não adotam a estratégia de marketing de conteúdo para suas empresas, 38,9% alegam que não possuem nem pessoal nem tempo adotar o marketing de conteúdo. Entre essas mesmas que não adotam o marketing de conteúdo, foi questionado se algum dia elas pretendem adotar a estratégia. 68,9% respondeu que pretendem adotar sim o marketing de conteúdo como estratégia para o seu negócio.

Mas os resultados que mais nos interessa, é em relação aos 71%, que são as empresas que adotam a estratégia de marketing de conteúdo. Vamos alguns números:

  • Das empresas que adotam a estratégia de marketing de conteúdo, 53,5% sabem o número de visitantes mensais que seus sites recebem.
  • 34,7% das empresas que adotam o marketing de conteúdo sabem quantos leads são gerados por mês.
  • Empresas que adotam o marketing de conteúdo geram em média 2,2 mais visitas e 3,2 mais leads.

 

Perfis da empresa

Ter uma ótima estratégia de marketing de conteúdo envolve várias técnicas. Para se obter resultados, as empresas precisam ter conhecimento para aplicar boas práticas. Na pesquisa realizada, o nível de maturidade e conhecimento sobre marketing de conteúdo foi medido da seguinte forma:

  • 47,1% são básicos em relação ao conhecimento de marketing de conteúdo, já produziram conteúdo, mas ainda não adotaram processos e estratégias adequadas a sua empresa.
  • 47,4% afirmam que possuem bom conhecimento ou muito bom sobre o funil de vendas.
  • 38,4% produzem de 1 a 4 conteúdos mensais.
  • 21,1% produzem de 5 a 8 conteúdos mensais.
  • 11,7% produzem 9 a 12 conteúdos mensais
  • 9,4% produzem 13 a 20 conteúdos mensais
  • 18,9% produzem mais de 20 conteúdos mensais

 

Num estudo comparativo em relação a quantidade de conteúdos produzidos mensalmente e número de visitantes, chegou-se a seguinte conclusão: Empresas que produzem e publicam mais de 13 conteúdos mensais conquistam 4,2 vezes a mais visitas do que as que publicam menos conteúdo.

 

Táticas de marketing de conteúdo mais utilizadas

De acordo com a pesquisa, as empresas utilizam as seguintes táticas de marketing de conteúdo:

  • 85,3% posts nas redes sociais
  • 65,6% artigos em blogs
  • 52,7% fotos e ilustrações
  • 47,9% vídeos
  • 46% newsletter
  • 34,5% ebooks/ whitepapers
  • 29,9% infográficos
  • 28,1% eventos presenciais
  • 26,6% conteúdo para mobile
  • 20,9 estudos de caso
  • 18,2% webinários
  • 17,8% relatórios de pesquisa

 

Trend – Empresas que publicam conteúdo em blogs conquistam até 2 vezes mais visitantes das que não possuem ou não publicam em blog.

 

Em relação a presença das empresas que adotam estratégia de conteúdo nas redes sociais, os dados são os seguintes:

97,3% – Estão presentes no facebook

71,1%- No Instagram

50,6%- No LinkedIn

44,5% – No Youtube

37,1% – No Twitter

18,8% – No Google +

8,8% – No Pinterest

4,6% – No Snapchat

3,3% – No Slideshare

 

Um dado alarmante na pesquisa mostra que em todas as redes sociais há mais consumidores do que produtores de conteúdo. Esse dado precisa ser levado em consideração pelas empresas que desejam crescer utilizando a estratégia de marketing de conteúdo.

 

Objetivos e investimentos de marketing de conteúdo

Quando perguntado sobre os objetivos a serem alcançados ao adotarem o marketing de conteúdo, as empresas apontaram:

  • 64,7% delas tem o objetivo de gerar lead com o marketing de conteúdo
  • 58,9% das empresas querem gerar engajamento
  • 57,1% reconhecimento de marca
  • 53,9% das empresas investem em marketing de conteúdo para obter mais vendas
  • 47,2% das empresas querem fidelizar os clientes

 

Com relação às métricas, as empresas responderam que os fatores principais que determinam o sucesso do uso do marketing de conteúdo são: tráfego de site, taxa de conversão, geração de leads e vendas.

Dado importante: Quase 58% das empresas avaliaram que se consideram bem sucedidas em marketing de conteúdo.

 

Divulgação e promoção de conteúdo em mídias pagas

Muitas empresas desejam potencializar resultados em um espaço curto de tempo. O investimento em mídias pagas é uma das melhores estratégias para atingir esse objetivo. Além disso, quando as mídias pagas são combinadas com marketing de conteúdo, o impulso fica ainda mais relevante. As principais mídias utilizadas pelas empresas para distribuir conteúdo são:

  • 73,2% Facebook Ads
  • 52,8% Google Adwords
  • 19,3% Banner Ads

 

Desafios principais em marketing de conteúdo para 2017

Em 2017, a pesquisa aponta que as empresas brasileiras vão ter pela frente vários desafios no marketing de conteúdo para alcançar sucesso. Os principais são:

  • 76,1% apontam que o principal desafio para esse ano é produzir conteúdo que engaje o público;
  • 48,9% acreditam que o segundo maior desafio é diversificar conteúdo e formatos
  • 42,1% afirmam que o terceiro desafio é produzir conteúdo com consistência
  • 41,4% indicam que o quarto desafio é medir o conteúdo produzido com efetividade

 

Veja também: http://www.leadsconteudoweb.com.br/conteudo-para-millennials-como-impactar-nova-geracao/

Hábitos de consumo de conteúdo

Pessoas e empresas que não trabalham ou atuam em negócios que adotam o marketing de conteúdo também foram ouvidas. O direcionamento foi voltado para o consumo de conteúdo online e apresenta dados interessantes:

  • 98,2% dos pesquisados consome conteúdo online
  • 87% consomem conteúdo por meio de dispositivos móveis
  • 84,7% utilizam o Google para efetuarem suas buscas de conteúdo
  • 72% apontam que os posts nas mídias sociais são o principal formato de conteúdo consumido.

 

Conclusões da Content Trends 2017

Mais de 70% das empresas bem-sucedidas no mundo digital estão presentes em um estágio intermediário/avançado no conhecimento sobre marketing de conteúdo. Isso mostra que as empresas não só adotar essa estratégica como entender dela também.

As pessoas que consome conteúdo online estão mais presentes nas mídias sociais do que as empresas que produzem conteúdo. Esse é um fato muito relevante e importante. As empresas que desejam crescer utilizando o marketing de conteúdo ainda têm muito público a conquistar.

O principal objetivo de toda empresa com o marketing de conteúdo é gerar leads e ao utilizá-lo, as empresas conseguem gerar 2,2 vezes mais visitas e 3,2 vezes mais leads.

Para impulsionar esses resultados, a pesquisa aponta que as empresas precisam contratar profissionais qualificados ou agências de produção de conteúdo para desenvolver estratégias, planejar, produzir e acompanhar os resultados.

O relatório Content Trends 2017 teve por objetivo apresentar informações relevantes, úteis sobre estratégia de marketing de conteúdo.

 

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