Como produzir conteúdo que converte?

Talvez você já tenha se deparado com a seguinte cena: Você se dedica horas e horas para escrever um texto e ao publicá-lo tem uma surpresa… Ele não rende muitas visualizações, tampouco conversões. A dificuldade de produzir conteúdo que converte não é só sua! Veja, neste texto, como nunca mais passar por isso!

 

Muitos redatores, blogueiros e empreendedores enfrentam o mesmo desafio na hora de gerar conteúdo para os seus canais de comunicação com os seguidores, leads e leitores, em geral. A tarefa mais complicada é unir um conteúdo rico, em um texto que, verdadeiramente, prenda a atenção.

 

Por que alguns textos são lidos até o final, enquanto outros são abandonados nas primeiras 3 linhas? Por que alguns textos engajam o público, enquanto outros são esquecidos minutos após a leitura?

 

Afinal, o que difere os bons textos dos textos fracos?

 

Produzir conteúdo que converte, começando pelo engajamento: o que, como e por quê?

 

Há três pilares básicos para a estruturação de um texto que gere conversão. Ao produzir conteúdo que converte, o redator deve se atentar a três fatores que parecem simples, mas farão total diferença:

 

Leia também:

Gestão de redes sociais para pequenas empresas, por que contratar uma agência?

Técnicas de produção de conteúdo para usar em sua empresa

 

 

O que: Este primeiro pilar se refere ao conteúdo em si. Ou seja, sobre o que é o texto. O ideal é que os assuntos sejam relevantes para o público-alvo.

 

Por quê?: Esta é a pergunta que deve ser feita ao criar qualquer conteúdo. O conteúdo deve ter um objetivo bem claro para ser produzido e divulgado.

 

Se você não encontrar esse motivo, não produza-o. Será tempo perdido!

Como: Por fim, um dos pilares mais esquecidos pela maioria dos conteudistas. Afinal, não adianta nada ter um conteúdo relevante e um bom motivo, se a mensagem não é transmitida da maneira certa.

 

Não basta procurar palavras-chave e criar um conteúdo extremamente buscado na web pelo seu público-alvo. Mesmo que o texto possua informações novas e atualizadas…

 

produzir conteúdo que converte

 

 

Apenas isto não fará com que as pessoas se engajem. Na verdade, na maioria dos casos, conteúdos excelentes são perdidos no meio de textos com formatos equivocados e com nenhum ponto de legibilidade.

 

Veja como melhorar a forma do seu texto e gerar mais conversões:

 

Forma: Sorriso, rosto, corpo e coração

 

Imagine que o seu texto é uma pessoa que precisa seduzir o seu leitor. Obviamente, para que exista um romance, é preciso que o seu texto tenha um ótimo conteúdo. Certo?

 

Isto significa que ele deve atender às expectativas do leitor, corresponder aos flertes e, até mesmo, realizar algumas vontades e desejos. Ou seja, seu texto deve ir de encontro ao que o leitor espera.

 

Por isso, ao produzir conteúdo que converte, é fundamental criar textos com relevância e que sejam de interesse do público. É fundamental criar impacto no leitor, motivando-o a tomar uma ação. Esta é a grande questão da produção de conteúdo

 

Entretanto, assim como em uma paquera, em um jogo de conquistas, o “conteúdo” sempre vem depois, em um segundo momento. Para gerar mais conversões, o ideal é gerar uma paixão à primeira vista.

 

Para isso, é preciso pensar muito bem no terceiro pilar de um bom conteúdo. Muitas das paixões imediatas surgem com o físico (o sorriso, o rosto, o corpo… E, depois, o “coração”). É mais ou menos assim que funciona com um texto.

 

Sorriso: headlines matadoras

 

Chamar a atenção do seu leitor é o seu primeiro desafio. As headlines possuem importância inegável na produção de conteúdo que converte. Afinal, elas são capazes de atrair os olhares dos leitores e encantá-los para dar continuidade à leitura.

 

O ideal é que elas atuem diretamente com as emoções mais primitivas dos seres humanos, como o medo, por exemplo. Ao colocar o leitor em estado de alerta, a mensagem será transmitida da melhor maneira para gerar a conversão.

 

Outra característica possível para as headlines é a curiosidade. Gerar curiosidade no leitor é uma forma simples de atrair a atenção, engajando-o para dar continuidade ao texto, a fim de solucionar o suspense.

 

Rosto: primeiro parágrafo, primeira impressão

 

Depois de atrair o olhar, o objetivo agora é prender o leitor. E isto é feito logo no primeiro parágrafo. Essa parte do texto deve gerar identificação, curiosidade e dar ao leitor um motivo claro e persuasivo para ele ler o texto até o final.

 

Veja algumas dicas para o primeiro parágrafo:

 

> Mostre que você conhece e se importa com a “dor” do leitor

> Mostre um benefício que ele terá ao longo da leitura

> Use a criatividade e surpreenda-o

> Inicie sempre com algo próximo a ele (algo do cotidiano dele)

> Faça perguntas retóricas

> Conte um pouco sobre o que ele verá no texto

 

Corpo: o desenrolar da paquera

 

Por fim, para aumentar o número de conversões, é fundamental averiguar que o texto com um conteúdo rico esteja em um formato adequado para a leitura. Ou seja, é importante que o seu leitor consiga compreender a mensagem, sem abandonar o texto, e se sentir motivado por ela. Desta maneira, o conteúdo converte e traz mais engajamento. 

 

Leia também:

Produção de conteúdo digital, como se destacar no meio da multidão

Como gerar leads orgânicos?

Guia do tráfego orgânico para atrair visitas em seu site

 

 

Para isso, o texto deve ter uma alta taxa de legibilidade, isto significa que ele deve facilitar a leitura. Dessa maneira, o texto ficará mais claro e prenderá a atenção do leitor. Veja algumas dicas para conseguir isso:

 

> Faça parágrafos curtos

> Divida-os em blocos

> Crie listas

> Divida o texto com subtítulos

 

 

produzir conteúdo que converte

 

Coração: mensagem compreendida

 

Ao final do texto, o ideal é que seu leitor tenha compreendido a mensagem. Ou seja, ele deve ter entendido o “espírito” do texto, decodificado a mensagem e ter assimilado as dicas, a fim de aplicá-las no dia a dia. Produzir conteúdo que converte, sem levar isso em conta, é impossível! 

 

Ao entender a mensagem, o leitor sentirá a necessidade de saber mais, conhecer mais, ver mais… É neste ponto em que a conversão deve ser feita. Após ter se engajado com o conteúdo, o leitor estará preparado para clicar no botão de conversão.

 

CTA: Chame para a ação!

 

O botão de conversão, localizado no final do texto, é o objetivo final da postagem. “Pedir” para o seu leitor clicar no botão, na maioria das vezes, funciona. Seja sincero com ele e mostra que ao clicar, ele irá receber benefícios e informações exclusivas, sem correr nenhum tipo de risco, como spam.

 

Mostre para ele o caminho certo. A clareza é peça-chave para que ele conclua a ação sem se preocupar com mais nada. Caso você acredite que haja, ainda, uma possível objeção, quebre-a antes de apresentar o botão!

 

Lembre-se: as pessoas gostam de se sentir seguras e querem ganhar algum tipo de vantagem. Por isso, explique as “regras” do jogo para o seu leitor.

 

Outro ponto importante para o CTA é a frase de ação! Uma dica é colocá-la na voz do leitor. Veja alguns exemplos:

 

> Quero saber mais!

> Quero participar!

> Quero me inscrever!

 

Estas são algumas das principais bases para produzir conteúdo que converte. Sem esta estrutura, provavelmente você não terá bons resultados.

A Leads Marketing de Conteúdo é especializada em conteúdo de alta conversão. Converse com nossos consultores, para conhecer nossos planos e ter muito mais sucesso em sua estratégia de criação de conteúdo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *