Como produzir conteúdo para blog que vai te trazer mais vendas?

Você já sabe da importância de ter um blog para marketing de conteúdo, hoje em dia. Não é mesmo? Mas, talvez ainda não tinham te alertado que é possível produzir conteúdo para blog que vai te trazer mais vendas.

 

A produção de conteúdo rico e engajador é essencial para criar conexões entre marca e público. Tentar vender, a qualquer custo, acaba enfraquecendo a empresa e os canais de comunicação passam a ser evitados pelos leitores.

 

 

 

 

Por isso, muitas empresas acabam optando por pautas mais suaves para blogs e outros tipos de conteúdos (como vídeos, redes sociais, infográficos e ebooks). E isto está totalmente correto!

 

No entanto, muitas empresas acabam perdendo a mão e deixam de fazer mais vendas por não saberem como produzir conteúdo para blog que consiga converter leads em consumidores.

Leia também: Conteúdo para marketing digital, como ter mais sucesso

 

Com alguns ajustes no texto, é possível ganhar mais persuasão e aumentar o número de produtos no carrinho.Confira essas dicas:

 

Venda pela não-venda

 

Você já ouviu falar sobre este termo? A venda pela não-venda é quando você consegue fazer uma venda sem demonstrar a intenção dela. Ou seja, a persuasão é feita discretamente.

 

Veja como fazer isso:

 

1- Use o gatilho mental da antecipação

 

Você já assistiu algum trailer e ficou com muita vontade de assistir ao filme? Pois bem, é justamente isso que o gatilho da antecipação gera na mente no leitor. Por isso, é fundamental criar conteúdos realmente ricos e interessantes para o seu público.

 

Contar pequenos “spoilers” sobre os benefícios do seu produto irá gerar mais interesse na venda. Para isso, demonstre como ter seu produto é fundamental. Por exemplo, se está vendendo um curso online, você pode trazer pequenos trechos do curso para o blog.

 

2- Não seja direto

 

As pessoas detestam começar uma leitura sabendo que ela irá vender algo. Por isso, nunca seja direto demais. Deixe que o próprio leitor sinta o interesse em ir atrás da compra.

 

Ao enriquecer o texto com conteúdos que, realmente, fazem conexões com a vida do leitor, ele irá sentir, automaticamente, a necessidade da compra. Não é preciso “empurrar goela abaixo” o seu produto!

 

3- Use elementos de uma boa copywriting

 

Emoção. Gatilhos mentais. Prova social… Estes são alguns elementos de uma copywriting e que podem estar presentes ao produzir conteúdo para blog com foco em vender mais. Se você tem dificuldades com isso, pode contratar uma agência de conteúdo para te ajudar. 

 

Por exemplo, é possível publicar estudos de casos em seu blog. Ao contar uma boa história de como alguém teve sucesso com seu produto, as pessoas irão sentir mais confiança nele e passarão a comprar mais.

 

Uma característica comum entre as pessoas é reproduzir atos de outras pessoas, isso porque possuímos neurônios espelhos. Ou seja, o ser humano já é condicional a repetir atitudes.

 

A prova social é um grande exemplo disso. Não é por acaso que grandes marcas utilizam famosos como garotos propagandas, com o intuito de fazer o consumidor reproduzir aquele ato de usar o produto da marca.

 

4- Quebras de objeções

 

Apesar de muitas vezes acontecer em questão de segundos, o caminho que o consumidor corre para decidir se vai levar ou não o produto é, realmente, complicado. Isso porque há a presença das objeções.

 

As objeções são “desculpas” que o seu consumidor irá dar para não comprar o produto. Tais como:

 

  • Está caro!
  • Não vai funcionar para mim!
  • Funciona para ele, para mim não!
  • Eu não vou saber usar!
  • Eu não preciso disso agora!
  • Eu não conheço isso!
  • Se é tão bom, porque eu nunca ouvi falar?
  • Não confio no vendedor!
  • Não confio na marca!
  • É seguro?
  • E se eu tiver dúvidas?

 

Produzir conteúdo para blog com foco na quebra dessas objeções é uma saída inteligente para quem quer aumentar o número de produtos dentro do carrinho. Para isso, basta criar conteúdos persuasivos que transmitem mais confiança ao consumidor.

 

O blog é uma ferramenta essencial para explicar melhor sobre o produto e criar a autoridade da marca, quebrando algumas dessas objeções citadas. Além disso, ele pode conter textos que demonstrem a importância de ter o produto naquele exato momento. A criação de conteúdo é fundamental para esta finalidade. 

 

Produzir conteúdo para blog: autoridade

 

A produção de conteúdos para blogs é fundamental para construir a autoridade da marca, do produto e do vendedor. Isto, além de ser uma quebra de objeção, é também uma forma de criar conexões com o público.

 

Há diversas maneiras de construir a autoridade a partir da produção de conteúdos para blog. Veja algumas das maneiras de trazer este benefício para o seu canal de comunicação:

 

Atualidade

 

Trazer conteúdos novos e atuais é uma forma de demonstrar que você está conectado com as novidades da sua área. Por isso, sempre que puder, pesquise por novos conteúdos e traga uma abordagem sempre “fresca” para o seu blog. O mesmo vale para a estratégia de marketing de conteúdo no Facebook ou qualquer outra rede social. 

 

Referências

 

Quais são as referências da sua área? Quais são as pessoas que inspiram o seu público? É sempre muito vantajoso trazer isso para o seu texto, construindo também a sua própria autoridade.

 

Usabilidade

O seu conteúdo é realmente importante para o seu público? Se você gaguejar para responder… Talvez essa não seja uma boa ideia de pauta! As pessoas devem sentir necessidade de ler seu blog e ter a possibilidade de usar o conteúdo no dia a dia.

 

Storytelling

 

O espaço de um blog é praticamente infinito. Por isso, sempre há espaço para conteúdos diferentes. Conte a sua história para o seu público, isso irá ajudar na construção da autoridade. Para isso, é possível usar a jornada do herói como estrutura narrativa.

 

Inspiração

 

Busque criar mais inspiração no seu público. É importante que eles vejam a sua marca ou você como uma inspiração para eles. Por isso, traga conteúdos motivacionais e até mesmo os seus resultados.

 

Resultados aumentam as vendas

 

A forma mais rápida para criar autoridade é demonstrar resultados. Por isso, se você quer produzir conteúdo para blog com o objetivo de vender mais… Conte quais foram seus resultados.

 

Utilize infográficos e estudos de caso para demonstrar como a sua empresa age de maneira assertiva, obtendo resultados vantajosos para os clientes e consumidores. Essa é uma maneira de vender mais, sem precisar apelar muito.

 

CTA: Chame para a ação!

 

É fundamental chamar o seu leitor para a ação com o uso de CTA (Call To Action). Ao final do texto, crie botões que impulsionam o seu leitor a agir. Dessa maneira, ele terá a oportunidade de se engajar com o conteúdo e obter os benefícios apresentados no texto.

 

Crie conteúdos memoráveis!

 

Por fim, a última dica é criar conteúdos realmente memoráveis! Ou seja, produzir conteúdo para blog que fica armazenado na mente do seu consumidor.

Quer saber mais? Conhecer nossas soluções? Entre em contato conosco! Nós iremos te ajudar!

 

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