Como o Inbound Marketing pode atrair clientes para a sua empresa

 

Há muito tempo já que o comportamento do consumidor mudou. Ele já não toma suas decisões baseado nos mesmos parâmetros que tinha há 10 ou 15 anos atrás. Então, por que ainda continuaríamos a usar as mesmas estratégias de marketing? Hoje o marketing digital vem se mostrando como uma estratégia altamente poderosa para conseguir trazer mais clientes e aumentar as vendas. Mas isso só será possível com o método correto. Entre tantos que temos por aí, o inbound marketing é provavelmente, o mais eficiente!

O novo consumidor é um prosumer, ou seja, ele pesquisa, analisa, compara marcas, se informa nas redes sociais e nos sites das empresas, vê comentários, questiona, analisa reclamações, se utiliza dos mecanismos de busca como Google, Yahoo e Bing para buscar indicações. Tudo isso é feito antes dele decidir qual produto ou serviço vai comprar.

O Inbound Marketing também é conhecido como marketing de atração, pois cria estratégias para atrair os clientes de forma a potencializar as vendas.

Para isso, cria-se conteúdo qualificado, útil, atrativo, relevante e significativo direcionado para um determinado nicho de mercado. Desta forma, ele atrai clientes potenciais para suprir suas necessidades, dores, problemas e conseguir convertê-los. Para isso, usamos geralmente whitepappers, artigos, e-books, e-mail marketing, posts, infográficos, webinars, fóruns online, conteúdos em redes sociais, guest posting, vídeos entre outros tantos.

Mas apenas “jogar” conteúdo na web, sem uma estratégia específica, não trará resultados. Este é um dos grandes desafios que o Inbound marketing apresenta!

 

 

ebook-marketing-de-conteudo

 

Principais características do Inbound Marketing!

 

  1. Identifica algum tipo de necessidade específica do consumidor que está procurando em diversos canais online;
  2. Produzir conteúdo qualificado e disseminar informações das formas mais variadas para atrair mais público;
  3. Oferece as melhores soluções para as demandas solicitadas;
  4. Apresenta serviços ou produtos como a solução ideal no momento certo;
  5. O público-alvo encontra sua marca, sua empresa e não o contrário, pois ele estará interessado no que você tem a oferecer e vai atravessar todo funil de venda para adquirir.

Isso fará com que tenhamos um processo muito bem estruturado de vendas e de acompanhamento do processo.

Dentro do Inbound Marketing usamos muitas vezes, o conceito de funil de vendas!

 

Como atrair mais clientes para sua empresa utilizando o inbound marketing?

Profissionais de marketing, empreendedores digitais, pequenas e médias empresas começaram a utilizar dessa nova estratégia para melhorar o relacionamento com seu público-alvo passando por várias etapas até que a marca conquiste mais e mais clientes, fãs e por consequência obtém mais lucros e sucesso.

O uso do Inbound Marketing como ferramenta para atrair mais clientes requer uma mudança de mentalidade por parte das empresas. Antigamente, bastava que sua marca fosse lembrada pelos consumidores. Hoje, as empresas precisam impactar as pessoas, mudar suas vidas, oferecer algo que elas realmente necessitem.

As etapas do Inbound Marketing são:

Atração: 

A atração do consumidor é a primeira etapa para em que a empresa vai gerar tráfego qualificado por meio de conteúdo útil, relevante, atrativo e significativo. Ofereça soluções para as necessidades, dores, problemas do público-alvo por meio de sites, redes sociais e blogs.

Nesta etapa do inbound marketing, é fundamental termos muito claramente a sua elevada importância. Isso por que a atração está baseada no tráfego que seu site ou página recebe. Quanto mais qualificado seu tráfego, maiores serão as chances de venda.

Desta maneira, se a fase da atração no inbound marketing não estiver muito bem trabalhada e principalmente, planejada de forma estratégica, os resultados futuros estarão comprometidos!

 

Conversão: 

Nesse momento, a empresa precisa manter o relacionamento com seu visitante oferecendo diversos produtos gratuitos, conteúdo exclusivo, ou qualquer tipo de material que o atraia. Em troca, a empresa vai coletar dados por meio das páginas de conversão (landing page).

A conversão aqui não significa venda, mas sim, um visitante que converteu em Lead. Desta maneira, ele “autorizou” a empresa, a entrar em contato com ele, estabelecendo um relacionamento.

 

inbound-marketing

 

Relacionamento: 

Após a captura dos dados básicos do cliente, é viável criar conteúdo específico, exclusivo para cada tipo de público-alvo. Nessa etapa, você precisa engajar seus clientes por meio de e-mail marketing, nutrir o relacionamento, ganhar sua credibilidade para prepará-lo para compra.
Aqui, temos contatos via e-mail ou mesmo telefone, dependendo de cada negócio. É fundamental que nesta fase, sejam trabalhados aspectos de relacionamento e não apenas a venda, pura e simplesmente.

 

Venda: 

Fim do funil de vendas e o momento de apresentar diversas oportunidades de venda para efetuar a conversão final.

Por mais que pareça algo banal, do dia a dia, a venda precisa ser pensada de forma estratégica. Se o processo anterior foi todo bem trabalhado, teremos resultados de uma forma muito mais facilitada.

Aqui o timing, a forma como você aborda e conversa com o cliente, fazem toda a diferença.

Análise: 

Após o fechamento da venda, é a hora de avaliar todas as etapas anteriores e verificar se tudo ocorreu bem e onde teve algum entrave para que a empresa melhore e otimize suas taxas de conversão.

Encantamento:

A partir desse momento, a empresa deve ter mais do que clientes. Ela precisa ganhar fãs e advogados da sua marca. A manutenção do encantamento deve ser desenvolvida por meio de call-to-action inteligente, e-mails marketing e reforços nas redes sociais.

inbound-marketing

Por que usar o Inbound Marketing em sua empresa?

 

Até agora falamos da metodologia, com uma breve explanação de como ela funciona. Mas agora, vamos falar um pouco sobre as vantagens de usar o Inbound Marketing, independentemente de qual seja o seu negócio!

 

  1. Facilidade de aplicação e mensuração:

Se você contar com uma agência de marketing de conteúdo para te ajudar no planejamento e execução das tarefas e alguém que faça a criação das páginas e configuração das campanhas de e-mail marketing, já terá praticamente tudo o que precisa para começar! Logicamente que quanto maior e mais complexa a campanha, mais você irá precisar de uma equipe qualificada. Mas dá para começar com uma equipe simples!

Além disso, é possível mensurar com precisão o que deu certo e o que não deu, fazendo com que você consiga uma melhora constante em suas campanhas!

 

  1. É muito mais barato:

Imagine que você vai fazer uma campanha de marketing na TV. Imagine de quanto você precisaria, para ter algum tipo de resultado? Com o inbound marketing, usando a estratégia correta, você terá muito menos custos.

Isso significa que o inbound marketing é barato? Depende o que você considera barato….

Uma boa estratégia envolve sim custos, mas se o retorno sobre o investimento for grande, valerá o investimento!

 

  1. Qualquer empresa ou negócio pode aplicar!

Já falamos sobre isso neste artigo sobre inbound marketing para pequenas empresas. Não importa seu segmento, se trabalha com serviços ou venda de produtos. Sempre haverá a possibilidade de implementar boa estratégias de inbound marketing!

Porém, sempre será preciso fazer as devidas modificações, de acordo com as especificidades do negócio!

 

A Leads marketing de conteúdo pode te ajudar bastante neste processo. Entre em contato conosco para que possamos te ajudar!

 

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Seu Telefone

    Descrição do pedido