Como melhorar o tráfego orgânico sem gastar para isso

Atualmente, grande parte das empresas direcionam parte de suas verbas para o Marketing Digital. No entanto, para as empresas pequenas e iniciantes, muitas vezes isso não é possível. A boa notícia é que é há jeitos de melhorar o tráfego orgânico sem pagar muito por isso.

Com as diversas possibilidades do meio digital, é possível ganhar mais visibilidade e credibilidade na internet sem precisar altos investimentos para isso.

 

O que é tráfego orgânico?

O tráfego orgânico é aquele adquirido sem precisar comprar anúncios em outras plataformas como Facebook, Instagram, Google e banners em sites de notícias.

Ou seja, o tráfego orgânico trata-se da aplicação de técnicas de Inbound Marketing para que mais pessoas conheçam a sua marca, sem precisar pagar por publicidades interruptivas.

Melhor o tráfego orgânico, portanto, é alinhar essas estratégias de Marketing de Conteúdo, aumentando a navegação de usuários em determinada página, site ou blog. Obtendo, com isso, mais leads e audiência.

 

Por que melhorar o tráfego orgânico?

Parece mais fácil e rápido comprar anúncios, criar títulos sensacionalistas e atraentes e esperar que as máquinas rodem e o público caia em sua página. Mas o problema é quando a conta chega…

Percebe-se, então, que o ROI (retorno sobre o investimento) foi muito baixo ou, pior, negativo. Gasta-se muito em anúncios sem retorno lucrativo.

Na guerra de titãs entre melhorar o tráfego orgânico e impulsionar anúncios (tráfego pago), a primeira opção possui armas que o seu adversário não terá… Nunca!

Veja algumas das vantagens de investir (sem pagar muito por isso) em melhorar o tráfego orgânico:

 

1 – Fidelização de audiência

Anúncios são mídias passageiras, interruptivas, e acabam morrendo rapidamente… Não é por acaso que a coca-cola, por exemplo, renova sua cartela de campanhas com muita frequência.

A conexão emocional de um anúncio funciona de forma diferente do Inbound Marketing. E acaba deixando com que essa mídia seja rapidamente esquecida pelo público.

Apenas com o Inbound Marketing é possível criar conexões emocionais e, sobretudo, afetivas com a audiência. E, além disso, há uma frequência desse tipo de conexão e interação.

Com isso, é possível obter um público fidelizado e apaixonado pela sua marca! A aproximação com ele, dá mais valor afetivo à empresa, que passa a ter uma outra relação com a audiência, além da comercial.

 

2 – Branding

Não se cria uma marca sem criar uma ideia chiclete, ou seja, algo que está frequentemente na cabeça das pessoas.

Por exemplo, quando sentimos fome e encontramos um M amarelo, sabemos que ali podemos matar a fome e comer um hambúrguer delicioso. Ter um apple não é ter um simples celular, é participar de um seleto “clube”. E por aí vai…

Com certezas, marcas como as citadas, além de tantas outras grandiosas, não conseguiram tais feitos mantendo uma relação apenas comercial com o público. Muito menos com CTA’s do tipo: Clique Agora, últimas vagas, Só Agora, etc…

Essas marcas levaram conteúdos memoráveis para as pessoas, ao invés de tentar, simplesmente, venderem seus produtos… Trocando anúncios por “vendas express”.

As estratégias para melhorar o tráfego orgânico, portanto, irá ajudar diretamente na construção de uma marca sólida e inesquecível.

 

3 – Público qualificado

Você provavelmente não aprovaria a ideia de investir publicidade, atrair leads e, no final das contas, não vender nada. Parece muito estranha a ideia de comprar leads que não seus consumidores. Certo?

Com o Inbound Marketing, você não só irá melhorar o tráfego orgânico, como passará a atrair um público mais qualificado e “parceiro” da sua marca. Ou seja, um público que realmente compra o seu produto!

Mesmo que haja algum tipo de investimento com conteúdos, você terá a certeza de um ROI lucrativo, porque atingirá as pessoas certas!

 

Afinal, como melhorar o tráfego orgânico?

Há diversas formas de melhorar o tráfego orgânico. E o melhor é que você não precisa desembolsar uma verba muito alta para isso…

E, além disso, mesmo com um menor investimento financeiro você terá porcentagens maiores de ROI. Aumentando as taxas lucrativas do seu negócio.

Veja algumas dicas de como melhorar o tráfego orgânico:

 

Precisamos falar de SEO

Eu sei que você já ouviu muito sobre as técnicas de SEO. Mas elas são muitas vezes negligenciadas e até ignoradas pelas pessoas que estão produzindo conteúdo na internet.

 

Talvez pela ansiedade de publicar logo um conteúdo na web, as pessoas acabam esquecendo da parte mais técnica (e muitas vezes chata) do processo.

O SEO é fundamental para que o tráfego orgânico tenha uma melhora significativa. E a falta dele pode fazer com que seu conteúdo seja, simplesmente, esquecido nos porões empoeirados da internet.

 

Criando autoridade

Uma forma de gerar mais tráfego orgânico é sendo uma autoridade no assunto. Quando as pessoas confiam no especialista e, mais do que isso, sentem-se conectadas a ele, é possível gerar mais leads.

Em uma terra sem dono (a internet), a concorrência ultrapassa os limites éticos e saudáveis. O livre-mercado acaba se tornando um espaço cheio de pessoas falando, mas nenhum conteúdo realmente útil.

Logo, é fácil se destacar como uma autoridade! Veja a próxima dica:

 

Conteúdo de excelência

Não basta espancar o teclado e produzir centenas de palavras… Mesmo que elas tenham concordância e coesão entre si.

Não adianta colocar uma roupa bonita, apertar o rec e gravar um vídeo na frente de sua estante com livros e bonecos nerds…

Você precisa ter conteúdo! E é isso que fará melhorar seu tráfego orgânico. Já que um conteúdo puxa o outro, e quando você menos perceber criou uma legião de fãs engajados.

Não existe essas histórias de textos pequenos e vídeos curtos… O seu conteúdo pode sim ser grande! Mas deve ser proporcionalmente do mesmo tamanho da qualidade dele!

 

Em todos os lugares

Estar onde seu público está é um dos segredos para melhorar o tráfego orgânico de sua página. Por isso, é fundamental que você explore diversas mídias e se adeque ao que seu público quer!

É claro que você não precisa (e nem deve) gastar energias com mídias que não dão resultados. Muito menos equilibrar o tempo de trabalho e o investimento produzindo conteúdo para tudo o que aparece de novidade…

Antes disso, é preciso entender seu público e focar onde eles mais frequentam. No entanto, é vantajoso para o tráfego possuir fontes diferentes… Já que a internet se renova de tempos em tempos…

E você nunca sabe quando vai precisar migrar seu público de uma plataforma para a outra. Portanto, esteja por dentro de tudo e não se apegue ao que está dando certo agora.

 

Como colocar tudo em prática:

A Leads pode te ajudar a encontrar seu público, criar a sua marca e gerar conteúdos inesquecíveis para que você possa melhorar seu tráfego orgânico sem que tenha que aumentar a verba destinada para o Marketing e divulgação!

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