Como criar artigos advertoriais para seu negócio

Para quem faz divulgação sobre um produto ou serviço na internet, há muitos estilos de textos que podem ser usados na busca de aumentar as vendas e a quantidade de leads em um funil. Um deles é criar artigos advertoriais.

 

Os advertorias são texto publicitários, com foco na persuasão e venda. No entanto, são “disfarçados” de reportagens jornalísticas ou matérias científicas. A vantagem é que gera menos agressividade para o leitor. Uma boa agência de conteúdo utiliza esta estratégia para deixar a venda mais simples! 

 

Os textos de vendas acabam se tornando um entretenimento para um leitor, como uma reportagem de jornal ou uma notícia. Sendo assim, é mais provável que ele dê continuidade à leitura, sem achá-la massante ou desinteressante.

 

Entretanto, é importante tomar vários cuidados ao criar artigos advertoriais. Afinal, eles podem ser considerados “fake news” (notícias falsas) e cair no descontentamento do público.

 

Com isso, o seu negócio perderá credibilidade e, dificilmente, será aceito no mercado. Afinal, persuadir não é mentir – E aqui está o grande segredo para quem quer criar artigos advertoriais realmente eficientes.

 

Confira algumas dicas para criar artigos advertoriais:

 

Como criar artigos advertorias?

 

1 – Linguagem Jornalística

 

A principal característica desse tipo de conteúdo é a linguagem jornalística, ou seja, eles são textos factuais, com foco na atualidade e na informação. É importante que você, portanto, traga algo novo e curioso para o seu leitor, como uma nova descoberta, um novo método, ou uma nova forma de fazer algo.

 

Em sua maioria, os textos jornalístico sempre iniciam com um fato atual, e se desenvolve com depoimentos e aprofundamento sobre a notícia em questão. É importante que ao criar artigos advertoriais essa estrutura de redação seja mantida.

 

Além disso, é importante que as alegações e argumentos expostos no texto sejam comprovados. Esta característica de textos jornalísticos dará mais credibilidade ao artigo advertorial. Para isso, é importante trazer dados, declarações de autoridades, prova social, exemplos, entre outros itens que justifiquem e comprovem o que foi dito.

 

2 – Estrutura

Na construção desta landing page (ou página de vendas) é importante, também, ter um olhar atento para a apresentação da página online. Isto é, a estrutura gráfica deve seguir os padrões de um site jornalístico.

 

É importante buscar referências nos principais portais de notícias e utilizá-los como base para o desenvolvimento da landing page. E, dessa maneira, entender o perfil do design deles. Mas por que isso é importante?

 

Os leitores já estão acostumados com o design de referência e sem perceber passam a dar mais credibilidade ao texto que se enquadra naquele determinado padrão. Este é um processo inconsciente de assimilação e trará grandes frutos para o seu negócio.

 

3 – Título (Manchete)

 

Ao criar artigo advertorial é importante também adequar os títulos à linguagem jornalística. Neste caso, eles devem possuir caráter de machete, obedecendo os seguinte requisitos:

 

  • Atualidade
  • Novidade
  • Ineditismo
  • Factualidade
  • Relevância social (ou para o público)
  • Importância
  • Contextualização
  • Objetividade
  • Imparcialidade

 

As manchetes irão trazer forte impacto para o texto, além do caráter jornalístico. Isso irá gerar curiosidade e noção de importância de leitura, fundamental para que o lead continue em sua página de vendas.

 

4 – Cientificidade

 

Outro ponto fundamental que não pode ser evitado ao criar um artigo advertorial é a cientificidade do texto. Isto é, ele deve trazer conteúdo científico e comprovações em pesquisas.

 

A cientificidade é o que dará um caráter verídico à redação. Ela irá abordar o contexto do seu produto ou serviço por uma ótica de comprovação de tese a partir de resultados testados. É a forma de você falar para o seu leitor que aquilo é, de fato, real e importante para a vida dele.

 

5 – Autoridade

 

Você confia em uma notícia qualquer de um site desconhecido? O seu leitor também não! A autoridade é um assunto sério quando se trata de criação de artigos advertoriais para estratégias de Marketing Digital.

 

A autoridade é construída utilizando os elementos certos de cientificidade, design, estilo de texto e, é claro, informações expostas. É fundamental ter respeito com o leitor e não subestimar sua capacidade de desconfiar daquilo que é balela ou mentira.

 

6 – Depoimentos

 

Qualquer matéria de jornal possui fonte, ou seja, pessoas que dão depoimentos aos jornalistas afirmando alegações, comprovando fatos e contando suas histórias. Para criar um artigo advertorial que transmita veracidade, estas falas são fundamentais na construção da redação.

 

Veja como usar:

 

  • Fala de especialistas: Geralmente afirmam teses e trazem dados importantes para a argumentação. Eles são cientistas, estudiosos, e autoridades no assunto.
  • Fala de “populares”: Pessoas comuns demonstram dores e desejos que o seu leitor também. É fundamental para que haja identificação e empatia.
  • Fala de consumidores: O gatilho da prova social, neste caso, pode ser usado como um depoimento também. Os consumidores são as pessoas que usaram seu produto e tiveram resultados.

 

Artigos advertoriais são “fake news”?

 

As fake news são notícias falsas (literalmente) que são implantadas na internet com o intuito de difamar, caluniar e prejudicar alguém, ou simplesmente fazer uma piada.

Essas mentiras são espalhadas em redes sociais e, logo, se tornam virais, porque possuem caráter sensacionalista. Como seguem à risca um texto jornalístico e até copiam o layout de sites importantes, elas são compartilhadas como verdadeiras. Mas isso é um crime!

 

Mesmo tendo muitas características similares, os artigos advertoriais não são fake news. Isto porque não é necessário mentir em um texto persuasivo, tampouco manipular informações.

 

Ao criar artigos advertoriais é fundamental ter respeito com o leitor. Eles também possuem um termômetro de mentiras e podem se afastar com qualquer insinuação de manipulação.

 

Artigos Advertoriais são Copywriting?

 

Sim! Os artigos advertoriais são uma estrutura diferenciada de copywriting. E isto significa que eles possuem os mesmos gatilhos de uma redação persuasiva. São como cartas de vendas, mas em uma forma diferente: uma matéria de jornal.

 

É importante que ao criar artigos advertoriais o redator não se esqueça do objetivo principal dele: a venda (ou conversão, em alguns casos). Portanto, o texto, na contramão das redações jornalísticas, deve conter emoção e até mesmo adjetivos!

 

Esta é a principal diferença entre uma publicação advertorial e um texto meramente de cunho jornalístico. Enquanto os jornais se apegam ao fato, de maneira imparcial, os artigos advertoriais devem trazer relatos mais empáticos e emocionais – buscando a conexão com os medos e as ganâncias do avatar.

 

Como divulgar artigos advertoriais?

 

Por serem como notícias jornalísticas, os artigos advertoriais devem ser divulgados como matérias normais. Para isso, você pode utilizar as redes sociais para fazer este compartilhamento e atrair prospects para o seu negócio.

 

Ao criar os anúncios é importante manter a linguagem jornalística. Porém, não entregar o ouro antes de a pessoa abrir a página. Isto é, os títulos e textos dos anúncios devem conter um alto grau de curiosidade.

 

Aqui na Leads Agência de Marketing de Conteúdo, nós desenvolvemos campanhas de Copywriting para seu negócio, incluindo os artigos advertoriais.

 

Para saber mais, entre em contato com nosso time!

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