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Como calcular o ROI do marketing de conteúdo!

Como calcular o ROI do marketing de conteúdo!

Qualquer estratégia de marketing de conteúdo precisa levar o ROI em conta para que seja efetiva! Veja como calcular o ROI do marketing de conteúdo!

O mercado digital mudou a forma como as pessoas buscam informações e como adquirem produtos e serviços. As empresas que desejam crescer precisam entender a importância do seu posicionamento na internet, criando canais de comunicação com clientes e com o mercado de forma efetiva. Traçar uma estratégia de marketing de conteúdo é fundamental para manter o contato com seu público-alvo e fazer investimentos adequados é importante para garantir que seus recursos serão bem utilizados e irão gerar os resultados esperados. Porém, sem calcular o ROI do marketing de conteúdo, essa estratégia pode fracassar!

ROI no marketing de conteúdo

O que é de fato o marketing de conteúdo?

Com o crescimento do uso de computadores, tablets e celulares, as pessoas passaram a ter acesso a informações completas sobre produtos e serviços das empresas. Aqueles que desejam ampliar sua participação no mercado e conquistar potenciais clientes devem estar conectados às novas formas e às novas estratégias de divulgação.

O marketing de conteúdo surgiu dentro deste mercado digital, sendo uma estratégia estruturada para auxiliar as empresas na elaboração e no compartilhamento de conteúdo relevante e de valor para atrair, para cativar e reter clientes. Com esta ferramenta poderosa, sua empresa poderá se tornar uma autoridade no mercado de atuação, gerando uma relação de confiança com o mercado.

Através do conceito de se oferecer algo realmente de valor para seu cliente, a empresa estará aumentando a confiança com seus consumidores, além de criar uma estrutura que permite a divulgação muito mais rápida dos seus produtos e serviços, aumentando suas vendas e seus resultados.

O que é o ROI do marketing de conteúdo e como calculá-lo?

Mais do que apenas criar estratégias, é preciso saber analisar os indicadores de resultados do marketing de conteúdo para verificar o retorno sobre seus investimentos, o chamado ROI (do inglês “Return On Investment”), ajudando na tomada de decisão da organização e também na verificação de quais as ações que são mais efetivas.

O ROI irá definir o retorno que determinada campanha de marketing de conteúdo trouxe em termos financeiros ou qualquer outro critério de retorno definido. Ele é calculado, basicamente, dividindo-se o valor total obtido pelo custo total da operação realizada. Assim, você verá o quanto de retorno financeiro você obteve para cada valor investido.

Veja, a seguir, os principais pontos para se saber como calcular o ROI do marketing de conteúdo da sua empresa:

  • Defina corretamente seus objetivos:

O marketing de conteúdo se preocupa com a elaboração e com a divulgação de materiais de qualidade e que agreguem real valor aos clientes. Mais importante do que a qualidade do seu conteúdo, é a definição de objetivos em relação aos resultados esperados, já que estes números é que irão determinar as ações no meio digital.

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Antes de iniciar sua campanha de marketing de conteúdo, analise o que você deseja. Está em busca de mais público ou de pessoas mais engajadas? Você deseja prospectar mais contatos? Quer melhorar o posicionamento do seu site e de suas páginas na internet? Quer se tornar uma referência na sua área de atuação?

Dentro de cada questão, você também precisará traçar os números que deseja atingir. Quantos leitores você busca para seu blog? Quantos fãs ou quantas curtidas você quer na sua página no Facebook? Você tem um canal no YouTube? Então, quantas pessoas você quer que se inscrevam?

Para cada ação de marketing de conteúdo, você precisa de objetivos bem definidos e bem traçados, formando seus indicadores de controle;

  • Defina as ferramentas para análise das suas métricas:

Dentro de cada canal de comunicação nas mídias sociais, você terá um grupo de indicadores e de métricas para serem analisadas. Para facilitar a coleta destes dados, existem diversas ferramentas disponíveis e você precisa buscar aquelas que mais se encaixem no seu perfil.

As ferramentas mais usadas são o Google Analytics que é um sistema gratuito para monitoramento de tráfego seja para analisar seu site, sua loja virtual ou até mesmo o blog. O YouTube Analytics também é outra ferramenta de análise de dados, voltada especificamente para os canais do YouTube.

Com estes recursos, você poderá verificar o comportamento dos seus usuários em relação às suas ações de marketing de conteúdo, analisando-se o número total de visitantes, as origens do tráfego, os resultados em relação às suas campanhas e também uma verificação dos seus índices com as redes sociais;

  • Calcule o ROI e reveja suas ações:

Por fim, com as métricas e os valores investidos, você poderá calcular o retorno obtido sobre o investimento feito, ajudando-lhe na tomada de decisões e na identificação dos canais que mais lhe trazem resultados;

O marketing de conteúdo é um conjunto de estratégias poderosas para criar novos canais de comunicação com o mercado consumidor, através do meio digital, aumentando-se os índices de vendas e de prospecção de potenciais clientes. Para analisar corretamente os resultados de suas campanhas, é importante se entender o que é o ROI e como calcular este índice dentro do marketing de conteúdo.

Se você quer ajuda com sua estratégia de marketing de conteúdo, conheça nossos serviços!

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