6 Métricas de Marketing Digital que você precisa saber

Existem muitas métricas de marketing digital que podem definir o caminho a seguir dentro marketing digital. Mas como definir quais as métricas de marketing digital mais importantes para o seu negócio? Ter essa definição poderá fazer com que seus esforços sejam melhor aproveitados com o que realmente importa para o crescimento da sua empresa, ou do seu site.

Saber exatamente o que você procura e as métricas de marketing digital que importam para o seu negócio evitará que você se perca na enorme quantidade de informações que as ferramentas de Web analytics possuem.

O Google Analytics é uma das ferramentas que vai te ajudar no momento em que você estiver definindo onde você quer chegar, seja as fontes de tráfego no site, geração de leads ou conversão.

A seguir você verá as 6 métricas de marketing digital mais importantes na hora de avaliar seu site, que vão te ajudar a traçar seu caminho no marketing digital e obter sempre os melhores resultados:

 

6 métricas de Marketing Digital que você precisa saber

 

1 – Origem de Tráfego

É muito importante você saber de onde estão vindo as visitas para seu site. Conhecer quais os canais que as pessoas buscam, quais aparelhos elas usam e como elas chegaram ao seu site, vai garantir que você tire boas ideias para melhorar seu site e seus canais de distribuição de conteúdo.

Como por exemplo: se existirem muitos acessos vindos de celular, é de extrema importância que seu site seja responsivo e ao mesmo tempo ofereça uma navegação agradável, já que não adianta apenas ter um site adaptável a todas as telas, mas a experiência de navegação ser ruim.

Busque saber quais são as suas principais fontes de tráfego, a quantidade de visitas e a quantidade de visitantes únicos que cada página recebe.

Atenção: dê uma olhada também no tempo de permanência do usuário no seu site. Ela pode indicar o engajamento do usuário na página (caso o tempo seja longo), ou a rejeição de um conteúdo (no caso tempos muito curtos).

 

2 – Taxa de Conversão

Apesar de ser uma das métricas de marketing digital mais básicas, a taxa de conversão é também uma das mais importante para serem analisadas, já que é através dela que é possível ter os dados relativos a quantidades de visitas e quem está virando cliente.

Essa métrica será importante para entender quais as melhorias você pode fazer em seu site, já que com a análise das fontes de conversão você terá os insights do que funciona com os seus visitantes, e como você pode otimizar seu site para que mais pessoas convertam, o que fará com que a taxa de conversão tenha números melhores.

A maneira de calcular a conversão é relativamente simples e vai depender do objetivo que for estipulado. Para isso, você precisa ter em mãos dois dados: O tráfego total e quantos cadastros foram feitos em um determinado período de tempo. Exemplo: Total de visitas / Número de leads ou vendas.

Mais importante do que calcular a sua taxa de conversão, é utilizá-la para fazer testes, percebendo com os resultados o que pode aumentar o decrescer a conversão.

 

 

Métricas de Marketing Digital

 3 – Taxa de cliques

Conhecido como CTR, é uma métrica de marketing digital importante para medir quantidade de interações que uma campanha tem, se um anúncio está sendo bem visto ou se ele é interessante para quem o vê.

É importante salientar que a taxa de cliques não deve ser uma métrica de marketing digital analisada isoladamente, porque pode simplesmente não dizer nada sobre o resultado da campanha. Faça uma análise do CTR juntamente com as conversões, porque, geralmente, elas são o que trazem retornos mais efetivos para o seu negócio.

A partir dessa métrica, é possível avaliar se a segmentação está sendo correta, e se as palavras-chaves foram bem definidas entre outras possíveis otimizações da campanha que já está rodando, melhorando até mesmo o ROI.

Para calcular o CTR, é preciso dividir o número de clique pelo número de impressões e multiplicar por 100.

CTR (%) = (Número de cliques no anúncio / Número de impressões) x 100

 

 4 – Custo por Aquisição

Saber quanto você está gastando na aquisição de novos clientes é importante pois possibilitará que você otimize sua presença nos principais canais de aquisição de novos leads. Para calcular o CAC é só saber qual o valor investido na campanha e o número total de conversões ou de vendas.

A fórmula é assim: Custo total da campanha/ total de clientes da campanha

ATENÇÃO: O resultado obtido deve ser sempre o menor possível, pois se for grande pode indicar que você está tendo problemas na sua estratégia online. Leve sempre em consideração o valor de ticket do seu produto. O CAC deve ser sempre menor do que o valor do seu produto.

 

 5 – ROI

Essa é uma das principais métricas de qualquer negócio, pois permite saber se todos os esforços nas campanhas estão dando o tão esperado retorno (lucro) do que foi investido no início de tudo.

Enquanto o ROI for positivo e a empresa ainda tiver capacidade de produção, o ideal é aumentar os investimentos em marketing digital, além de mostrar quando se deve ocorrer novos investimentos.

ROI = Lucro – Investimento / Lucro

DICA – Caso esteja na dúvida se está tendo um bom retorno na sua campanha de marketing digital, faça o seguinte: Calcule o ROI de outro período, que tenha tido um investimento diferente e compare com a sua campanha atual. Caso a sua campanha atual tenha um resultado melhor, vai servir para indicar que está no caminho certo.

 

 6 – Ticket médio

Outra métrica muito importante para ser analisada é o Ticket médio. Essa métrica de marketing digital aponta o valor que cada cliente gasta, em média, nos serviços ou produtos da empresa, o ideal para essa métrica é achar o ticket médio mensal (valor total médio gasto por cada cliente por mês), pois assim você pode ter uma visão mais consolidada em um período mais “fechado”.

É importante que o valor encontrado não seja muito baixo, pois senão seu esforço pode estar sendo mal aproveitado. Por exemplo: em um mesmo site, uma pessoa pode ter comprado R$1.000; outra pessoa R$10 e uma terceira R$300, valores diferentes, mas que geram uma média, de aproximadamente R$436. Sabendo esse valor médio, tente analisar se ele é suficiente para atingir determinados objetivos, caso esteja muito baixo, pense e trace uma estratégia de como ele pode ser melhorado.

A maneira de calcular o Ticket médio mensal é: Receita do mês / Número de clientes do mês.

Essas são só algumas das principais métricas de marketing digital que existem e que podem ajudar a traçar um caminho para o seu negócio. A análise dessas métricas, deve ser feita com o objetivo de se ter um parâmetro qualitativo de uma campanha de marketing digital. Elas não podem ser analisadas separadamente, pois só representarão números e não servirão para as tomadas de ação necessárias para a melhoria do seu negócio ou campanha.

Sei que não é fácil entender e extrair os melhores insights que esses dados fornecem logo de primeira, esse processo é devagar e é preciso ter paciência, persistência e estudá-los bastante. Com o tempo esse processo de analisar essas e outras métricas será natural mais rápida e você vai aproveitar ainda mais o universo de números que vai surgir.

E então, ficou claro quais são as principais métricas de marketing digital? Ficou alguma dúvida, ou sentiu falta de alguma? Comente quais as suas dúvidas e sugestões.

 

A Intermídias

A Intermídias é uma agência de Inbound Marketing que atua no mercado de Pequenas e Médias Empresas (PMEs), construindo uma presença online capaz de captar tráfego qualificado, gerar leads, aumentar vendas e transformar o investimento em marketing digital em resultados reais para os negócios dos nossos clientes.

 

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