5 elementos fundamentais em qualquer estratégia digital!

Ter uma estratégia digital é algo indispensável para toda e qualquer empresa. Independente do seu tamanho. Apenas estar online não garante uma trajetória de sucesso. Para se tornar uma empresa referência e conquistar mais consumidores é fundamental ter uma estratégia digital. 

A seguir vamos explicar um pouco melhor como se dá o estabelecimento de relacionamento por meio da web. Desde a criação de conteúdo, a gestão das redes sociais, as métricas usadas para analisar o desempenho da estratégia e como se dá a conversão de leads em consumidores.

 

Entendendo o que é uma estratégia digital

 

Uma estratégia de marketing é essencial para que uma empresa se torne conhecida pelo seu público-alvo. Isso é válido no âmbito digital também. Ter uma estratégia no que concerne ao ambiente digital significa estabelecer um plano de ação. Este, prevê atividades que devem ser realizadas para atingir os objetivos desejados. Ou seja, fazer com que a empresa se torne conhecida por mais pessoas, que podem usufruir dos seus produtos ou serviços. Isso quer dizer saber para quem se está falando e o que dizer.

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Para que sua estratégia digital seja assertiva, ela deve considerar alguns elementos que fazem toda a diferença. Conhecer a fundo esses elementos fará a diferença na maneira como a sua empresa chegará ao seu público-alvo. O marketing digital diz respeito a promover uma conversa com o potencial cliente e não apenas lhe vender algo.

Conheça os 5 elementos fundamentais para sua estratégia digital

  1. Construa um relacionamento com o seu público-alvo

O Inbound marketing é chamado de novo marketing. Isso,  não apenas por contar com novas ferramentas, mas também por ter outra concepção. No velho marketing o objetivo era vender o produto ou serviço para o consumidor e o foco estava no que a empresa oferecia. Já no novo marketing o foco está em criar um relacionamento com o seu público, oferecer algo para que as pessoas que se busca cativar sejam impactadas e passem a pensar na sua empresa como uma referência no seu segmento.

Engajamento – A palavra de ordem

Se existe uma palavra importante numa estratégia de marketing é certamente engajamento. Isto é, conseguir que o público-alvo passe a divulgar a sua empresa por acreditar que ela tem algo de relevante a dizer em seu discurso. Falaremos mais adiante sobre a gestão das redes sociais que tem grande influência nessa questão. O objetivo é mostrar que a sua empresa tem algo a dizer, algo para compartilhar com o seu público.

  1. Conteúdo – A base de uma boa estratégia digital

Um dos elementos principais do marketing digital é o conteúdo. Ele é que irá gerar o engajamento e fazer com que a sua empresa seja notada. Como já dissemos nessa nova concepção de marketing, não se deve focar nos produtos ou serviços e sim em estabelecer um relacionamento com o seu público-alvo. Independente do meio escolhido para divulgar esse conteúdo é essencial que o conteúdo esteja de acordo com o tipo de público que irá recebe-lo.

Exatamente por isso é necessário que a sua estratégia digital esteja fundamentada em descobrir quem exatamente é esse público. Entendendo quais são os interesses e necessidades que tornam essas pessoas potencialmente interessadas na sua empresa é mais fácil oferecer um conteúdo adequado. Lembrando que conteúdo adequado é aquele que: tem qualidade, conta com palavras-chave ao longo do texto e está alinhado com as necessidades do público.

 

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  1. Gestão das redes sociais

Quando usamos a palavra conteúdo estamos nos referindo a tudo o que pode ser de interesse do potencial público-alvo da sua empresa. Contudo, no que diz respeito às redes sociais é importante fazer mais do que simplesmente “soltar” o conteúdo para o público.

As pessoas esperam que as redes sociais de uma empresa funcionem como um canal de acesso a mesma. Isso significa que as empresas devem ter o cuidado de manter esses perfis sempre atualizados e com um bom tempo de resposta.

O poder das redes sociais jamais deve ser subestimado. Por isso mesmo é necessário designar alguém na empresa para ter a responsabilidade de responder os comentários e mensagens bem como estar atento as novas possibilidades de chegar ao público. Ou então, contratar uma agência que faça a gestão de mídias sociais para sua empresa!

  1. Analisando métricas

Ter uma série de métricas para analisar os resultados obtidos com a sua estratégia digital é importante. O que não pode ser medido, não poderá ser melhorado. A seguir vamos explicar um pouco mais sobre as principais métricas do marketing digital.

  • Retorno sobre investimento (ROI)

Essa é a principal métrica a ser avaliada para quem trabalha com marketing. Trata-se de saber o quanto o investimento feito numa determinada ação trouxe de resultados reais.

Para chegar a essa resposta a fórmula é simples: ROI = Receita obtida – valor do investimento.

Nos casos em que o ROI for positivo é interessante que a empresa continue investindo para a conquista de novos clientes.

  • Ticket médio

Outra métrica essencial para a sua estratégia digital é identificar o valor do ticket médio que se refere a média de gastos dos consumidores por mês em compras de produtos ou serviços. Conhecer essa métrica ajudará a resolver outras métricas que são fundamentais para o seu negócio. Para chegar ao valor de ticket médio basta que você faça o seguinte cálculo: TMM: Recita do mês / número de clientes.

  • Taxa de cliques

Uma métrica para avaliar ações pagas, pois se trata de identificar se esse investimento está tendo efetividade em trazer novos leitores para o seu site/rede social. Não faz sentido investir em campanhas que não trazem mais cliques, não é mesmo? Usando essa métrica é possível observar a efetividade de questões como segmentação do anúncio, se o uso de palavras-chave está trazendo resultados, a escolha de imagens e textos. Uma avaliação se a veiculação que está sendo feito traz ou não os resultados esperados.

  • Custo por lead

A conquista de leads é a pedra fundamental de uma boa estratégia digital. Cada vez mais,  está provada a necessidade de estabelecer uma relação com o público muito mais do que somente tentar vender a todo custo. Essa nutrição de relação é que recebe o nome de lead. O investimento nessa construção de relação se mostra mais interessante do que partir para o tudo ou nada de vender somente por vender. Observe que quanto mais alto é o CPL melhor tem que ser o processo de conversão de leads em consumidores (falaremos disso a seguir). Ou então é importante que o ticket médio seja bom para que haja uma compensação. Para calcular o CPL é muito simples, CPL: Investimento na ação / quantidade de leads que foram gerados.

  1. Conversão de leads

Uma estratégia digital deve levar em consideração o esquema de funil de vendas que consiste na esquematização de como acontece o primeiro contato e o estabelecimento de um relacionamento com o interessado para que finalmente seja gerada uma venda. O momento em que o lead se torna efetivamente um consumidor é chamado de conversão. Chegar até esse momento requer o uso de uma boa e inteligente estratégia digital.

Funil de vendas

Basicamente o funil de vendas é o conjunto de etapas e gatilhos necessários para que o público-alvo tome conhecimento da sua empresa, entenda que tem um problema e parta então para resolvê-lo. O objetivo de usar esse esquema é tornar as etapas mais previsíveis e passíveis de serem medidas. Conheça as etapas do funil de vendas e o processo de conversão como um todo.

Primeira etapa – Descobrindo a necessidade

Nesse momento o potencial público-alvo ainda não sabe que tem uma necessidade e nem que a sua empresa pode ser a solução. O objetivo central dessa etapa é fazer com que o público tenha seu interesse despertado por algum assunto que faça com que descubra que tem uma necessidade que pode ser solucionada pela sua empresa.

Segunda etapa – Percebendo o problema

A etapa em que o público de interesse entende que possui um problema ou uma oportunidade. Neste momento, ele passa a fazer pesquisas sobre como resolver. O potencial comprador passará a fazer pesquisas com o objetivo de encontrar uma solução.

 

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Terceira etapa – Opções de solução

Uma etapa em que o consumidor já observou que tem acesso a algumas soluções que podem ser usadas para resolver os seus problemas. Esse é o momento em que deve ser criado nesse potencial comprador uma sensação de urgência. Fazer com que essa pessoa perceba que precisa dessa solução.

Quarta etapa – Conversão

O momento mais aguardado para as empresas, o momento em que o lead se tornará um comprador. Nessa etapa da sua estratégia digital é essencial mostrar que a sua empresa oferece as melhores soluções, ser mais competitivo no mercado. Tornar a sua opção mais interessante do que qualquer outra de maneira que o consumidor faça a escolha.

Conclusão

O estabelecimento de uma estratégia digital levando em consideração esses 5 elementos é o que fará a diferença entre ser bem sucedido no mercado ou continuar sem ser percebido. Tenha sempre foco em fazer um bom planejamento para alcançar os seus objetivos.

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