Marketing de Conteúdo – Como produzir conteúdo de qualidade para dispositivos móveis

A era digital criou uma revolução que mudou completamente nossas vidas e transformou o ambiente e os relacionamentos interpessoais. Hoje, as pessoas se relacionam mais pela internet do que pessoalmente. Com o desenvolvimento da tecnologia mobile (sendo tablets, smartphones, notebooks), essa interação cresceu de maneira notável e os relacionamentos se tornaram cada vez mais digitais pois com a mobilidade. As pessoas estão online o tempo todo e os dispositivos móveis fazem parte da vida pessoal e profissional de todos.

No ambiente virtual, encontramos uma variedade infinita de produtos, marcas, serviços e empresas. Nele também se desenvolvem questões, estudos, formação de opiniões, divulgam-se ideias e ideais, compartilham-se conteúdos dos mais diversos e abrangentes como músicas, vídeos, filmes, etc. Existem sites de venda de produtos, sites de empresas, redes sociais e blogs, páginas pessoais. As páginas pessoais, onde todos podem se tornar autores para divulgar matérias, opiniões e, além disso, vender produtos e serviços.

Dentro desse contexto de livre comércio de produtos, serviços, ideias e ideais, os dispositivos móveis, como os smartphones, se tornaram a principal ferramenta de acesso à internet em todo o mundo, principalmente devido a facilidade de ser móvel – mobilidade.

Os dispositivos móveis são como “um braço” das pessoas pois também são telefones móveis e já estão integrados ao seu cotidiano. Estudos revelam que 25% das pessoas que possuem smartphone, o utilizam como meio de acesso à internet durante os intervalos do cotidiano como parar no trânsito, esperar a consulta médica, entre outros.

 

Empresas devem investir em conteúdo de qualidade para conquistar mais usuários

Para que essa parcela de usuários se multiplique cada vez mais, é necessário que esse sistema ofereça conteúdo de qualidade, interativo, atraente e de interface fácil de ser utilizar, oferecendo praticidade e usabilidade. Logo, é de grande importância que a empresa invista em conteúdo de qualidade para mobile.

Nesses casos, como o consumo é de uso contínuo e rápido, o conteúdo deve ser simples, atualizado e conter links para informações que o usuário precise utilizar. O conteúdo para dispositivos móveis deve ter um design adaptado ao mesmo tempo em que se entrega a informação que o usuário procura deixando um sentimento de querer mais em quem tem acesso a ele. Dessa forma, a informação deve estar visível e acessível.

Para desenvolver um conteúdo eficiente e agradável, algumas dicas são importantes:

  • Facilite a leitura visual através de textos curtos e objetivos através de recursos visuais.
  • Crie títulos curtos.
  • Faça textos simples e de fácil compreensão.
  • Use expressões conhecidas.
  • Evite palavras rebuscadas.
  • Use imagens para ilustrar os textos.
  • Use links, pois o usuário usará o dedo para clicar e facilite a situação utilizando espaços.
  • Verifique se as páginas de destino estão preparadas para receber o usuário móbile.
  • Faça o ajuste da segmentação na hora de divulgar.
  • A utilização deve estar adaptada aos diferentes tipos de sistemas com fontes e botões fáceis de ler e clicar. A navegação deve ser simples e clara, intuitiva. A compatibilidade deve ser abrangente o site compatível a todos os mecanismos de navegação, pode-se utilizar o chamado “designer responsivo” que se adapta de forma automática.
  • Lembre-se que alguns usuários possuem conexão lenta: a página não pode ser “pesada” para carregar. Logo, ele pode não ter acesso ao conteúdo multimídia constituído por vídeos, fotos e sons.

 

A importância do SEO e o tipo de conteúdo a ser produzido

O SEO (Search Engine Optimization), ou otimização de sites, é a forma de aumentar os acessos de seu site através de um conjunto de técnicas e estratégias que permitam melhorar seu posicionamento nos resultados de mecanismos de busca.

Para o SEO, no caso Mobile SEO, a necessidade é de agregar muito valor em um pequeno espaço. A cada acesso, sua marca ou produto, site ou blog deve estar visível nos resultados de pesquisa para que você tenha mais acessos e seu conteúdo seja comercializado, compartilhado e difundido online. Dessa maneira, o mobile SEO utiliza técnicas básicas como uso de palavras-chave e link building.

Como já falamos, a mobilidade oferece uma maior interação, engajamento, difusão e estreitamento das relações em menor tempo possível. Porém, para que isso aconteça de forma eficiente, é necessário que a empresa possua estratégias na divulgação e consolidação de seu conteúdo online.

O principal conceito para planejar conteúdo para dispositivos móveis é a organização. A empresa deve trabalhar para que seus conteúdos estejam integrados, atualizados e coerentes. Isso fará com que se alcance um maior número de público, engajamento e compartilhamento, potencializando a consolidação da marca ou empresa no mercado.

Seguem algumas dicas de organização que devem ser seguidas para que se alcance o objetivo:

Conteúdo interno

Engloba todo o conteúdo da empresa como o site, páginas sobre produtos, o blog e as redes sociais.

Site

Cuidar da estrutura do site na parte de SEO, links internos para as páginas de mais importância do site, verificar URLs amigáveis, conteúdo dos textos, nomes e conteúdo das landing pages específicas, bem como títulos em textos e imagens que serão utilizadas.

Blogs

Aumentam o número de acessos e visitas no site. Defina quais categorias o blog vai abordar e gerar conteúdo para os termos mais buscados.

Redes Sociais

Definir quais redes sociais vai utilizar através do objetivo de cada uma.

Conteúdo Externo

Existe para melhorar a indexação de suas páginas nos mecanismos de busca, sempre atentando para as atualizações, isso sem exagerar na quantidade de links e posts na hora de fazer link building. Promover pesquisas para escrever artigos que sejam pertinentes ao conteúdo da empresa e formar parcerias.

A Gestão do Negócio

Devem ser criadas e incrementadas nova ideias para que possam incrementar a gestão do negócio como um todo. Algumas ações devem ser implantadas como: produção de relatórios de SEO para quantificar a posição da empresa nos sites de busca, estudar os movimentos e atualizações da concorrência e fazer relatórios para as redes sociais.

No caso de sites móveis de varejo são incluídos menus multipontos, sub navigations para destacar itens de vendas, menus off-canvas altamente visuais e mega menus que simplificam a navegação pelos produtos.

Dessa maneira, produzir um conteúdo online tem como objetivo levar ao consumidor a melhor experiência móvel e que seja capaz de impressioná-los. Para isso, existem outras ferramentas que são diferenciais, como a geolocalização e as notificações.

 

Leia também: Planejamento estratégico de marketing de conteúdo para 2017!

 Pesquisa do consumidor é essencial para planejamento de conteúdo online

Para produzir um conteúdo de excelência, a empresa deve fazer uma pesquisa detalhada sobre quem é o seu consumidor. As estratégias que darão resultados positivos devem estar de acordo com a persona. Ela tem características definidas, hábitos e comportamentos estabelecidos.

Um perfil é traçado a partir algumas questões levantadas como: qual parcela utiliza os dispositivos móveis – apesar de bastante difundidos, muitas pessoas ainda utilizam os desktops e laptops para acessar a internet; qual a relevância de vídeo e áudio para esses consumidores?

Eles possuem perfis múltiplos então, é necessário conhecer a preferência de mídia do público; por que o site é visitado: qual o interesse do público no site, o que procuram, quais produtos são mais visualizados; quais redes sociais são mais utilizadas pelos consumidores: o tipo de rede social e o perfil do usuário ajudam bastante na definição da persona; quais páginas visitam e qual a média de permanência: esses dados definem as necessidades e hábitos dos consumidores e quanto tempo estão disponíveis para a navegação.

Em suma, para se produzir um conteúdo de qualidade para dispositivos móveis, é necessário definir variadas estratégias, tanto interna quanto externamente, bem como pesquisa de mercado e de público, organização e investimento.

Com isso, a empresa terá um resultado efetivo no aumento da contratação de seu produto/ serviço.

 

Ficou com dúvidas sobre questões relacionadas à comunicação em redes sociais? Fale com nossos consultores e descubra como podemos melhorar a sua comunicação por meio de conteúdo relevante para os dispositivos móveis da sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *